BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Beira-Rio

O Gigante

O Estádio Beira-Rio é a casa dos colorados, o palco das grandes conquistas do Internacional, eternizadas no gramado por onde desfilaram os grandes craques do Clube mais vencedor do Sul do País. O Gigante da Beira-Rio segue forte e sólido há 40 anos, recebendo com orgulho a Maior e Melhor Torcida do Rio Grande.


Beira-Rio: o Templo Colorado de Porto Alegre

A construção

Exatamente no ano em que estava terminando uma longa hegemonia do Inter no futebol gaúcho, 1956, começou a história da construção de um grande estádio, o Beira-Rio. No dia 12 de setembro de 1956, o vereador Ephraim Pinheiro Cabral, um homem do futebol, que por várias vezes presidiu o Inter, apresentou na Câmara de Porto Alegre o projeto de doação de uma área que seria aterrada no rio Guaíba. Na verdade o Inter estava ganhando era um terreno dentro da água. Só em 1959 o clube fincava as primeiras estacas do Beira-Rio.

Adesivo para a
construção do Beira-Rio

O Beira-Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção.

Na década de 60, uma época difícil para o Inter no futebol, o Beira-Rio, ironicamente chamado de Bóia Cativa parecia que jamais seria concluído. Cansados das derrotas do time nos Eucaliptos, ali pertinho, os torcedores saiam para ver as obras do novo estádio. A gente torcia por pedreiros, lembram os colorados daquele tempo.




O aterro onde foi erguido o Beira-Rio


As primeiras formas do Gigante


Margem do rio Guaíba ficava rente ao Beira-Rio em 1966

Finalmente o Beira-Rio foi inaugurado no domingo de 6 de abril de 1969, dois dias e 60 anos depois da fundação do Inter. No jogo inaugural, contra o Benfica de Portugal, Claudiomiro faz o primeiro gol do Inter no estádio. E de repente um homem grande começou a chorar, e a abanar para a torcida, enquanto dava a volta olímpica no gramado: era Rui Tedesco, o engenheiro que concluiu o Beira-Rio. Emocionados estavam também os dirigentes, mas nada era maior do que o orgulho dos torcedores. Naquela tarde nascia o Gigante da Beira-Rio.


Claudiomiro marcou o primeiro gol do Beira-Rio


Foto aérea do Beira-Rio retirada do Google Earth


Perspectiva do Gigante do campo suplementar C


Visão panorâmica da Avenida Padre Cacique e do entorno do Beira-Rio


Comemoração na final da Libertadores de 2006


Beira-Rio lotado em jogo noturno


Visão noturna do Beira-Rio


Visão das cadeiras locadas do estádio


Beira-Rio lotado na final do Gauchão 2008: Inter 8x1 Juventude


Massa colorada no Gigante


Beira-Rio em dia de decisão


Gigante foi palco do jogo Brasil x Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa de 2006


Visão da arquibancada superior

Nenhum comentário:

Postar um comentário